A Roto FTT conseguiu crescer e se posicionar com sucesso no mercado

Em tempos incertos, conseguimos proporcionar um aumento real nos benefícios dos clientes em todo o mundo.

Próximo
Anterior

Otimistas e bem-sucedidos durante a crise

Rottach-Egern / Leinfelden  “Em tempos incertos, conseguimos proporcionar um aumento real nos benefícios dos clientes em todo o mundo”. Este foi o breve resumo feito por Marcus Sander, CEO da Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH (Roto FTT), sobre o desenvolvimento da empresa, que ele descreveu como “muito agradável”. Ao longo de três anos consecutivos, a divisão Roto FTT conseguiu manter com sucesso o seu percurso de linha de produtos e desenvolvimento da empresa, apesar das condições cada vez mais difíceis nos mercados globais. Após esta breve retrospectiva, Sander voltou sua atenção para os parâmetros de variação internacional que influenciaram os resultados do faturamento do setor de materiais de construção em 2022 e continuarão a ter impacto no próximo ano. Ele proferiu este discurso no âmbito do 17º Dia Internacional da Imprensa Comercial do Grupo Roto.

Cliente como foco no desempenho da entrega

O CEO começou enfatizando que a alta confiabilidade de entrega continuará sendo o requisito mais importante para o cliente. Com gerenciamento profissional da cadeia de suprimentos e digitalização de processos, a Roto FTT preparou o cenário para manter um excelente desempenho de entrega em um nível consideravelmente alto também em 2022.

Graças à capacidade de pessoal e maquinário que pode ser redistribuída para atender às demandas em constante mudança e um processo de aquisição em vários níveis otimizado para confiabilidade, a empresa está bem preparada para agir com flexibilidade, continuou ele. Uma cuidadosa tomada de decisão comercial, além das aquisições estratégicas bem-sucedidas e o investimento contínuo em fábricas proporcionaram uma base muito sólida para o planejamento futuro da Roto FTT.

A digitalização continua a ser um ponto importante

Sander também indicou que eles continuarão a “estabelecer um ritmo acelerado” para esforços de digitalização. Muitos projetos estão em andamento com o objetivo de aumentar o desempenho de máquinas, ferramentas e veículos nas instalações de produção. “Para nossos clientes, usar um sistema de controle de fábrica baseado em IA, por exemplo, significa que a qualidade do produto e a confiabilidade de entrega são mantidas, mesmo que os fluxos de materiais ou o fornecimento de energia flutuem”, afirmou Sander, descrevendo os benefícios desses investimentos para o cliente.

A plataforma de consulta digital “Roto City” melhorou a comunicação e a colaboração a nível internacional. Os consultores da Roto FTT podem usar a “Roto City” para apresentar soluções de hardware para uma aplicação específica em um formato compreensível e informativo.

Uma ferramenta digital adicional com benefícios substanciais estará disponível inicialmente para clientes europeus.

Por meio dessa plataforma de autoatendimento, clientes poderão acessar dados sobre produtos, configurações de hardware, pedidos e datas de entrega online. O Intercâmbio Eletrônico de Dados (Electronic Data Exchange, EDI) para pedidos, notificações de entrega e faturas está se tornando parte do portal do cliente Roto. “Queremos trabalhar em conjunto com os nossos clientes para aumentar a eficiência de toda a cadeia de valor, através de uma maior digitalização”, enfatizou Sander. O EDI representa tempos de usinagem mais curtos e, portanto, prazos de entrega mais curtos.

Posicionamento abrangente– expertise reconhecida

A Roto FTT continuará trabalhando para desenvolver ainda mais sua linha de produtos com comprometimento inabalável em 2023, afirmou Sander. Uma grande parte do volume de negócios total da Roto FTT – líder de mercado global de ferragens ”abre-e-tomba” – já há muito inclui sistemas com o tipo de abertura ”de correr” bem como uma ampla linha de componentes para portas externas e janelas de “Maxim-ar”. O sucesso nos segmentos de mercado “Porta” e “correr” são uma contribuição valiosa para nosso crescimento e resultados, enfatizou Sander.

A influente linha “Abre-e-tomba”“Roto NX” com sua ampla gama de produtos ajuda os fabricantes de janelas a responder com flexibilidade aos requisitos de seus clientes e garantir que sua fabricação permaneça econômica. Com produtos inovadores como as ferragens de correr “Patio Inowa” ou a dobradiça de porta oculta “Solid C”, a Roto FTT também se mostrou uma excelente escolha como parceiro premium em toda a gama de fabricantes de elementos de construção. “Por termos conseguido alcançar uma qualidade líder além da disponibilidade dos nossos produtos, a Roto FTT conquistou novos clientes muito notáveis nos anos anteriores, mesmo em mercados extremamente competitivos”, entusiasmou-se Sander. “Nós fornecemos a eles o maior processo e suporte econômico possíveis”.

Inovações continuam em demanda

Na América do Norte, por exemplo, a Roto FTT forneceu suporte específico para fabricantes na criação de sistemas de correr hermeticamente fechados em formatos muito grandes, como os usados em produtos de construção residencial premium. “Como resultado, conseguimos ganhar uma participação de mercado substancial na América do Norte, o que agora nos permitiu preparar o cenário para um maior crescimento”. A capacidade de fabricação no local já foi expandida e está sendo ainda mais expandida.

Também na América do Sul, a Roto FTT conseguiu ganhar participação de mercado com ferragens para sistemas de correr que atendem à demanda por alta vedação e proteção ideal contra corrosão em particular. “Nossa aquisição da fabricante brasileira de hardware Fermax em 2013 e sua expansão bem-sucedida criaram uma base sólida para um maior desenvolvimento na América do Sul”.

Mudanças de mercado na Ásia

Após anos de sucesso no mercado crescente de novas construções na China e em outros mercados asiáticos, a Roto também está sentindo os efeitos da desaceleração do setor imobiliário nesta região. No entanto, o CEO espera que a fraqueza do mercado de construção possa ser compensada a médio prazo nesta parte do mundo, bem como conceitos de sucesso para o mercado de reformas. Como tal, esse é o momento para que os elementos de construção que agreguem valor brilhem. “E a Roto FTT representa valor agregado, excelente vedação, maior conveniência operacional, maior proteção contra corrosão e maior segurança funcional”.

Objetivos claros

“Atualmente, a Roto FTT supre e apoia fabricantes de portas e janelas e varejistas especializados em mais de 100 países em todo o mundo”, acrescentou Sander no final do seu discurso, repetindo a afirmação feita no início. Dessa forma, indicou, um maior crescimento requer a capacidade de dominar circunstâncias altamente complexas e agir com flexibilidade nos mercados diante de um ambiente político e econômico variável. Na sua opinião, a empresa está bem equipada em ambas as frentes.

Além disso, deseja-se garantir que as qualidades demonstradas nos três anos anteriores se mantenham no próximo ano: que a Roto FTT é resiliente e sempre terá um crescimento um pouco mais forte do que o mercado como um todo. “Estamos nos esforçando para que continue assim”, expressou com convicção o CEO. “Como tal, a Roto FTT deve continuar a fornecer aos fabricantes de elementos de construção aconselhamento e suporte ideais – independentemente de quão fácil ou difícil isso seja para nós pelos mercados atendidos”.

Iniciativa de sustentabilidade em todo o grupo

O esforço para garantir uma produção sustentável continuará a influenciar fortemente as decisões comerciais da Roto FTT também em 2023. Como tal, por exemplo, a empresa continua a promover o uso de energia renovável em tantos locais quanto possível. Ao reduzir a pegada ambiental de seus próprios produtos, a Roto FTT pode contribuir para os esforços dos fabricantes de construção para alcançar a neutralidade de CO2.

“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com nossos clientes para moldar o futuro digital sustentável da indústria”, enfatizou Sander em conclusão. “Como uma empresa de médio porte, operamos com senso de proporção e colaboração justa”. Clientes em todo o mundo valorizam a Roto como um parceiro particularmente confiável e a empresa está fazendo todos os esforços para garantir que suas experiências positivas sejam reforçadas também nos próximos anos.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias e novidades

Você também pode se interessar.

Receba nossas novidades no seu e-mail

AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site.  Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.