Como escolher o material ideal para a sua porta

Confira vantagens e desvantagens de cada material

Próximo
Anterior

Quando estamos construindo ou reformando uma casa ou apartamento nos deparamos com uma grande quantidade de objetos e materiais à nossa disposição. As portas, por exemplo, podem ser encontradas em diferentes versões, seja em madeira, alumínio ou PVC. A escolha do material que será utilizado depende do local da residência. Deve-se levar em conta principalmente as condições climáticas da região e os objetivos do proprietário. Confira abaixo as principais características e vantagens de cada material:

Madeira

A madeira é o material ideal quando o objetivo é durabilidade e estética. Os valores das portas de madeira podem variar dependendo do modelo, formato e tipo da madeira. “Hoje em ambientes internos as portas de madeira ocas ou semi-ocas são muito populares. E as maciças são indicadas para ambientes externos, já que devido à maior exposição ao tempo, a porta precisa ser mais resistente. Além disso, elas atuam como um bom isolante térmico e acústico”, explica Valdines Krewer, gerente técnico da Roto Fermax, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias em componentes de portas e janelas.

Aço

As portas de aço são conhecidas por sua resistência e durabilidade, por isso são facilmente encontradas em imóveis comerciais. Mas apesar de contar com fácil manutenção, esse tipo de material pode ser atingido pela ferrugem e sofre com a maresia, sendo contraindicado para regiões litorâneas.

Alumínio

As características do alumínio viabilizam a aplicação das portas desse material em ambientes internos e externos. O metal é resistente ao sol, à ação da água e até mesmo à corrosão, o que torna esse tipo de porta muito indicado para instalação em áreas litorâneas. “O alumínio resiste aos efeitos da maresia com ótimo desempenho e pode contar com diferentes tipos de acabamento”, explica Valdines. Apesar da sua alta durabilidade e de não exigir manutenção, as portas de alumínio têm um custo relativamente maior em relação às portas de madeira e são mais frágeis devido à leveza do material.

PVC

O PVC é um material versátil que não sofre com a variação do clima, além de contar com excelente isolante térmico e acústico, resiste ao fogo e à oxidação. Além disso, o PVC pode ser adaptado para imitar as características de outro material, como a cor e a textura da madeira, por exemplo. Por outro lado, o investimento para a aquisição de uma porta de PVC é bem mais alto em relação às outras opções.

Vidro

As portas de vidro são facilmente encontradas em ambientes comerciais, mas também podem ser usadas em ambientes internos para a separação de cômodos, como cozinha e lavanderia, por exemplo. Além disso, portas de vidro são indicadas para ambientes que podem sofrer mais facilmente com a presença da água, como cozinhas e banheiros. A dica é escolher os vidros temperados por sua maior resistência e durabilidade. 

Compartilhe essa notícia

Outras notícias e novidades

Você também pode se interessar.

Receba nossas novidades no seu e-mail

AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site.  Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.