Grupo Roto encerrou 2022 com crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior

Dr. Eckhard Keill, Diretor da Roto Frank Holding AG, afirmou que as três divisões do Grupo “superaram o mercado”.

Image: Roto Frank Holding AG annual_accounts_1.jpg
Image: Roto Frank Holding AG annual_accounts_2.jpg
Image: Roto Frank Holding AG annual_accounts_3.jpg
Image: Roto Frank Holding AG Roto_Group.jpg
Próximo
Anterior

Roto fecha 2022 com um “bom crescimento de um dígito” / Último trimestre do ano anterior “mais forte que o esperado” / “Melhor desempenho” quando se trata de confiabilidade de entrega como critério para decisões de compra / Todas as divisões superam metas / Alta nos preços dos materiais reduzem os lucros / A capacidade de investimento do grupo permanece grande / Diretor espera apenas um ligeiro crescimento no volume de negócios do grupo para 2023

Resiliente: em 2022, o Grupo Roto volta a crescer em relação ao ano anterior

Leinfelden-Echterdingen - Após a publicação do fechamento das contas anuais de 2022, Dr. Eckhard Keill, Diretor da Roto Frank Holding AG, afirmou que todas as três divisões do Grupo Roto “superaram o mercado”. Eles conseguiram isso no quarto trimestre de 2022, um período em que a confiança do consumidor caiu para mínimos históricos e a inflação disparou para níveis sem precedentes. O Grupo alcançou um volume de negócios consolidado de 866,5 milhões de euros, representando um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O volume de negócios aumentou mais de um terço em três anos. O diretor atribui esse desenvolvimento extraordinariamente positivo da empresa que apresenta “melhor desempenho” quando se trata de confiabilidade de entrega, possibilitada pela alta confiabilidade e flexibilidade do processo.

Expectativas superadas

Em 2022, a Roto Frank Fenster- und Türtechnologie (Roto FTT) investiu em uma série de medidas destinadas a atualizar seus produtos e portfólio, bem como expandir significativamente seus serviços digitais ao cliente. Como afirma Keill, “isso valeu a pena por meio da aquisição de participações de mercado”. Quase todas as regiões de vendas do Grupo tiveram crescimento de faturamento. Nordeste da Europa, Sul da Europa, América do Norte e América do Sul registraram as maiores taxas de crescimento. Além disso, o crescimento do volume de negócios também superou as expectativas no mercado alemão.

A Roto Frank Dachsystem-Technologie (Roto DST), que deu sinal verde para o lançamento no mercado da nova janela de telhado “Roto OnTop”, expandiu sua gama de produtos e capacidade de produção em 2022. O faturamento da Roto DST também foi maior do que no ano anterior. Um aumento considerável foi alcançado na Áustria e na Itália, em particular.

Ao longo do ano, a Roto Frank Professional Service (RPS) adicionou novos parceiros e filiais à rede Serviços. Como resultado, a divisão de serviços alcançou um grande crescimento de 50% em relação ao ano anterior.

Exercitando contenção

No momento, Keill continua otimista sobre o primeiro trimestre de 2023. A queda na demanda no início do ano foi menor do que o esperado. “No entanto, é muito cedo para dizer que tudo dará certo.” A Roto “permanece cautelosa” e contando com seu relacionamento próximo com os clientes para poder responder de maneira rápida e adequadamente a quaisquer mudanças importantes nas condições de cada mercado. Todas as três divisões foram liberadas para fazer os investimentos necessários para atender às necessidades atuais de seus clientes e conquistar clientes. “O bom resultado do ano passado criou a liberdade financeira necessária para isso.”

Crescimento garantido

Keill anuncia que as recentes aquisições bem-sucedidas e novas subsidiárias são suficientes para garantir o crescimento contínuo do volume de negócios neste ano. Mas, além do volume de negócios do Grupo, é claro que existem muitos outros objetivos que precisam ser alcançados para desenvolver ainda mais a viabilidade futura do Grupo. “Por exemplo, a Roto possui uma estrutura de avaliação robusta, que é usada para avaliar a sustentabilidade de nossa produção e ações”, relata Keill.

Os preços dos materiais reduzem os lucros

Se o Grupo Roto tem algum motivo de preocupação, são os lucros gerados pelas atividades comerciais, descreve Keill. A Roto tentou evitar o aumento de preços como forma de “repassar” os aumentos de preços de materiais, alguns dos quais dramáticos, em 2022. O Grupo tentou “encontrar um bom equilíbrio”. O aumento dos níveis de estoque ajudou a absorver alguns dos aumentos de preços.

Keill descreve a abordagem voltada para o futuro que foi adotada: “No futuro, a Roto continuará a evitar qualquer coisa que possa enfraquecer a estabilidade e a confiabilidade do Grupo em sua essência”. “Vamos explorar o impacto da digitalização na redução de custos e melhorar a flexibilidade da organização em áreas onde os clientes são beneficiados das três divisões.” Keill está pessoalmente muito otimista de que, depois de enfrentar os desafios atuais, a Roto sairá mais forte do que nunca. Ele descreve como os anos passados, lidando com a pandemia de coronavírus “nos prepararam para manter o curso” em tempos turbulentos. Hoje em dia, ninguém mais questiona a resiliência da organização.

Os riscos não ameaçam a sobrevivência da empresa

Quando perguntado sobre suas expectativas para o ano atual, Keill resume os fatores influentes mais importantes da seguinte forma: “O desenvolvimento do Grupo Roto está fortemente ligado à situação econômica geral nos mercados de vendas relevantes. Estamos, portanto, preocupados com a possível escalada de conflitos internacionais. A confiança do consumidor pode ser perdida em outros mercados importantes”. Ao mesmo tempo, os preços das matérias-primas, especialmente do aço e do zinco, têm grande impacto nos custos de produção e nos lucros. “Situações voláteis como as que ocorreram podem nos impossibilitar de cumprir nossos planos. Isso também é verdade para 2023.” Aumentos adicionais no preço das matérias-primas podem fazer com que os custos dos materiais aumentem ainda mais do que o planejado. “Como é de conhecimento geral, os altos custos de energia estão elevando o preço do vidro e do PVC. A madeira continua cara como está”. Esta situação é agravada pela perda de mão-de-obra qualificada, que também impacta a indústria de esquadrias. A falta de capacidade dos comerciantes, bem como a queda na construção residencial, pode ter um impacto negativo no volume do mercado de fachadas e janelas de telhado, por exemplo na Alemanha, no setor de reformas. No entanto, considerando tudo, o Grupo Roto ainda espera ver um ligeiro aumento no faturamento e uma situação de lucro estável em 2023.

Como a política monetária, a inflação e as mudanças climáticas estão afetando a demanda? No 17º International Roto Trade Press Day em novembro, o Dr. Eckhard Keill, Diretor da Roto Frank Holding AG, pediu otimismo: “No médio prazo, nossa indústria está entre aquelas que podem se beneficiar da crise atual e da imagem dos consumidores tem deles.”

O Diretor da Roto Frank Holding AG, Dr. Eckhard Keill, afirma que no ano passado, o desenvolvimento de negócios nas três divisões foi melhor do que o esperado no quarto trimestre e muito satisfatório durante todo o ano. “O Grupo teve um bom começo de ano em termos de sua situação econômica estamos confiantes de que seremos capazes de implementar com sucesso nossos planos também em 2023.”

No 17º International Roto Trade Press Day em novembro, Keill explicou como um relacionamento próximo com os clientes e o foco no atendimento de suas necessidades são mais importantes do que nunca em tempos de incerteza. A digitalização ajuda a tornar a flexibilidade possível.

O Grupo Roto encerrou 2022 com um volume de negócios consolidado em 866,5 milhões de euros. Keill atribui esse bom resultado principalmente ao fato de a empresa apresentar “melhor desempenho” quando se trata de confiabilidade de entrega, possibilitada pela alta confiabilidade e flexibilidade do processo. A aquisição e a produção mostraram-se resilientes.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias e novidades

Você também pode se interessar.

Receba nossas novidades no seu e-mail

AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site.  Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.