Soluções da Roto Aluvision, especialistas em alumínio da Roto FTT, na BAU 2023

Novos produtos e conceitos garantem a vedação e a operacionalidade das janelas mesmo com requisitos fora do padrão.

Imagem: Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH Turn_Only_hinge_side_central_hinge.jpg
Imagem: Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH ELA.jpg
Imagem: Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH. Corner_drive.jpg
Jordi Nadal, Diretor da Roto Aluvision Imagem: Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH Jordi_Nadal.jpg
Matthias Nagat, Diretor de Vendas e Gestão de Produtos na Roto Aluvision Imagem: Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH Matthias_Nagat.jpg
Próximo
Anterior

Soluções especializadas para janelas de alumínio/ Dobradiça de canto com abertura especial Turn-Only (apenas giro) para facilitar a desmontagem de folhas que suportam grande peso em janelas de fachada/ Segurança para edifícios públicos: limitador de abertura “ELA” com função de limpeza/ Acionamento de canto especial flexível para janelas com abertura Turn-Only (apenas giro) e Tilt&Turn (Oscilobatente) com ângulos obtusos e agudos

Soluções em ferragens da Roto Aluvision na BAU 2023

Leinfelden-Echterdingen – Fachadas e esquadrias feitas em alumínio são muitas vezes projetados livremente por arquitetos ambiciosos.

Para garantir que as esquadrias ainda atendam aos requisitos de isolamento térmico, segurança operacional e conforto do usuário, os especialistas em alumínio da Roto Frank Fenster- und Türtechnologie (Roto FTT) estão sempre desenvolvendo soluções em ferragens inovadoras. Na feira BAU, a Roto apresentou novos produtos e conceitos que garantem a vedação e a operacionalidade das janelas mesmo com formatos ou requisitos fora do padrão.

Desmontagem de folhas em condições desafiadoras

Em 2022, a Roto Aluvision, em conjunto com a equipe de consultores da Roto Object Business, desenvolveu uma dobradiça de canto especial com abertura Turn-Only para a Dobler, grupo especialista em fachadas. A dobradiça foi projetada de forma que, depois de desapertar os parafusos de segurança do apoio do pivô inferior e da dobradiça Turn-Only superior, os parafusos podiam ser puxados para cima ou para baixo conforme necessário. Isso torna a desmontagem das folhas muito mais segura, mesmo quando as folhas são de difícil acesso e não podem ser totalmente abertas. Esta configuração de ferragem foi desenvolvida para o projeto "FOUR Frankfurt", um novo bairro no centro de Frankfurt. As folhas de algumas das janelas de fachada instaladas só podiam ser abertas até 40° devido às limitações estruturais. Mas mesmo aqui, o requisito era ser possível desmontar totalmente as folhas quando necessário.

"As fachadas únicas desses arranha-céus incorporam mais de 70 perfis de alumínio diferentes. Muitos deles foram projetados pela Schüco especialmente para este projeto", explica Matthias Nagat, Diretor de Vendas e Gestão de Produtos da Roto Aluvision. "Temos orgulho de ter feito nossa parte ao unir arquitetura inovadora com segurança, qualidade e funcionalidade."

Abrir, girar, travar – intuitivamente usando a maçaneta

Está crescendo em todo o mundo a demanda por janelas com abertura Turn-Only para edifícios públicos com uma largura de abertura que pode ser restrita individualmente para grupos de usuários específicos. O limitador de abertura "ELA" esteve em exposição na BAU. Esse limitador é travado na posição final e é comandado pela maçaneta. Fica totalmente oculto e é muito simples de usar. Por ser um limitador de giro, “ELA” permite que uma folha pare em uma largura de abertura livremente definida, pois pode ser travada com um único movimento da maçaneta. A equipe autorizada pode destravar a folha da janela com uma chave na maçaneta TiltFirst e desativar o limitador de giro para fins de limpeza girando a maçaneta em 180°.

Esta solução de ferragem já foi aplicada em muitos hotéis. Por isso, foi apresentado no estande da feira em ambiente de quarto de hotel. Embora a equipe de gestão de instalações de um hotel seja capaz de abrir todas as janelas totalmente para fins de limpeza e manutenção, o movimento de giro é limitado para hóspedes e outros usuários não autorizados.

Acionamento de canto especial flexível para janelas com design especial

Os designers da Roto Aluvision veem cada vez mais projetos de janelas que garantem ângulos obtusos e agudos. Consequentemente, eles têm se deparado com a questão de que a ferragem da janela nesses casos possa garantir a funcionalidade total e as propriedades de vedação da folha. A solução deles? Um acionamento de canto especial flexível, adequado para controlar a função Tilt&Turn ou Tilt-Only. Uma vez que a função se adapta à forma da janela de uma forma que facilita os pontos de bloqueio circunferenciais, uma janela em forma de trapézio, por exemplo, ainda pode atingir as propriedades de vedação de uma janela retangular normal.

O acionamento de canto especial, que teve sua estreia na BAU em Munique, pode ser acoplado usando a ferragem oculta "Roto AL" e "Roto AL Designo" e é fácil de instalar. Uma vez que o acionamento de canto tenha sido empurrado para o perfil, ele é simplesmente fixado na posição com quatro parafusos autoperfurantes.

Roto Object Business: Parceiros para design e produção

Soluções para projetos como estes surgem quando os clientes enviam perguntas especiais para a Roto Object Business. Os consultores dessa equipe oferecem suporte a fabricantes de fachadas e janelas, fornecedores de sistemas e arquitetos quando se trata de projetar e desenvolver portas e janelas inovadoras. Em consulta com os projetistas da Roto Aluvision, eles fazem avaliações da viabilidade técnica das janelas e portas com requisitos complexos e especiais.

Dentro do centro de consultoria da Roto Aluvision especialmente construído na BAU em Munique, os visitantes tiveram a oportunidade de descobrir uma variedade de soluções em ferragens para a construção de janelas em alumínio e conhecer os serviços da Roto Object Business. Jordi Nadal, Diretor Executivo da Roto Aluvision, ficou encantado com a recepção: "Depois de alguns anos sem feiras, ficamos entusiasmados em ver como os visitantes reagiriam aos novos produtos da Aluvision em exposição. Estamos muito satisfeitos com a resposta e nos sentimos encorajados pelas perguntas que recebemos aqui. As fachadas de alumínio continuam sendo uma área criativa da construção e estamos ansiosos pela oportunidade de ajudar nossos clientes a tornar realidade os elementos inovadores de aberturas."

Observação: alguns produtos podem não estar disponíveis para venda no Brasil

A Roto Aluvision desenvolveu esta dobradiça de canto totalmente oculta especial com abertura Turn-Only para janelas de fachada pesadas com geometrias de perfil fora do padrão: Isso significa que até mesmo folhas com uma abertura restrita e de difícil acesso podem ser desmontadas com facilidade.

O limitador de abertura “ELA” da Roto, que trava na posição final e é controlado pela maçaneta, é ideal para janelas de abertura externa e interna e para os tipos de abertura Turn-Only, Side-Hung e Top-Hung.

Os designers da Roto Aluvision veem cada vez mais projetos de janelas com ângulos obtusos e agudos. Eles desenvolveram um acionamento de canto especial flexível, que se adapta ao formato da janela de forma que facilite os pontos de travamento circunferencial.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias e novidades

Você também pode se interessar.

Receba nossas novidades no seu e-mail

AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site.  Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.